Como podemos definir uma postura como correta?
O corpo é suportado intermitentemente pelos ossos, ligamentos e músculos. O bom equilíbrio ereto exige um suporte destes tecidos que é mantido por uma contração muscular mínima. Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas do corpo, como coluna, joelho, ombro e tornozelo. Desta forma, a postura correta pode ser definida por três características fundamentais: simetria – equilíbrio – alinhamento (Figura 1).
Fonte: osteopatiamanaus.blogspot.com Figura 1. Ilustra uma boa condição corporal, com simetria, equilíbrio e alinhamento entre os segmentos do corpo.
O que a alteração postural pode causar no corpo?
Devido a influência genética, ação da gravidade e comportamento postural (maneira de sentar, uso de smartphone e outros), o corpo humano pode sofrer alterações que vão resultar na perda da simetria, equilíbrio e alinhamento. Esse desalinhamento e desequilíbrio corporal provocar sobrecarga nos ossos, ligamentos e músculos, o que pode resultar em lesões como tendinite, hérnia de disco e até mesmo artrose (Figura 2).
Fonte: osteopatiamanaus.blogspot.com Figura 2. Ilustra um desalinhamento corporal, no qual a sobrecarga é maior em apenas uma parte da coluna.
Tratamento das alterações posturais
A avaliação é fundamental para detectar os desalinhamentos e desequilíbrios, bem como, os músculos que estão fracos e encurtados. O tratamento visa o aumento de flexibilidade e força muscular para restabelecer o alinhamento corporal. Além disso, é de extrema importância o trabalho de conscientização e educação corporal. Exercícios de Pilates, RPG e outras técnicas de fisioterapia são utilizadas para alcançar esses objetivos (Figura 3).
Fonte: physioinstitute.com.br Figura 3. Ilustra o processo de avaliação e tratamento individualizado do Programa de Reeducação Postural da Physio Institute.